Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Valente Reis Pessali consegue reverter decisão administrativa que obrigava a devolução integral de bolsa de estudos no exterior

Por Mariane Reis

Nosso escritório é especializado em Direito Administrativo e vem trabalhando há anos em casos que envolvem bolsistas e ex-bolsistas da Capes e CNPq no Brasil e no exterior. Nesta semana recebemos decisão do CNPq em face de recurso administrativo deferindo parcialmente nosso pleito.

Nosso cliente foi bolsista no exterior pelo CNPq, mas um problema de saúde o obrigou a retornar ao Brasil faltando alguns meses para o fim da pesquisa e da bolsa no exterior. Mesmo assim, em razão de seus contatos no país e autorização de seu orientador, ele conseguiu finalizar a pesquisa em laboratório nacional, cumprindo suas obrigações de bolsista. No entanto, anos depois, o CNPq requereu o ressarcimento integral da bolsa, que era de caráter internacional. O ex-bolsista elaborou requerimento explicando o ocorrido e juntando comprovação do cumprimento das obrigações, mas o pedido de exoneração do ressarcimento foi indeferido pela agência de fomento.

Após o indeferimento ele nos contratou para reverter a decisão. No recurso conseguimos demonstrar a existência de caso fortuito e a excepcionalidade da demanda, uma vez que as obrigações assumidas foram cumpridas, ainda que no Brasil. Na decisão final, a Comissão de Recursos do CNPq entendeu que o ex-bolsista havia cumprido todas as suas obrigações e decidiu por adequar o valor da bolsa recebida, considerando justo que ele permanecesse com o valor da balso paga aos pesquisadores em solo nacional, uma vez que as bolsas no exterior e no país são diferentes. Com isso, ele vai restituir apenas a diferença.

Saiba mais sobre processo administrativo

No caso do nosso cliente, todo o procedimento foi administrativo, entre ele, seus advogados e o CNPq, sem se fazer necessário ajuizar ação para garantir que ele não tivesse que ressarcir o valor integral das bolsas recebidas.

Em casos similares a atuação direta com o órgão ou instituição da Administração Pública pode ser vantajosa, pois é célere e menos custosa. No entanto, é preciso ficar atento aos princípios constitucionais que regem os processos administrativos, bem como entender os requisitos da atuação administrativa. São os princípios que devem pautar a Administração Pública - União, Estados e Municípios (art. 37 da Constituição Federal):

  1. Legalidade - só está autorizada a fazer o que está em lei;

  2. Impessoalidade - os atos administrativos devem ser imparciais;

  3. Moralidade - observação do conjunto de regras dentro da Administração Pública;

  4. Publicidade - os atos do administrador devem ser públicos e transparentes;

  5. Eficiência - é produzir atos satisfatórios e positivos, cumprir os anseios da sociedade.

É claro que todo princípio pode gerar algumas exceções para garantir direitos, como manter alguns atos em sigilo para preservar a segurança pública. Mesmo assim, todo ato administrativo deve seguir esses princípios. E deles surgem regras que balizam essa atuação, a proporcionalidade e razoabilidade, limitadores do poder do administrador público e que equilibram os poderes de acordo com as necessidades da sociedade e com a discricionariedade da Administração. Além disso, as decisões devem ser motivadas. Com frequência vemos decisões administrativas imotivadas, sem a devida justificativa para o indeferimento, e muitas vezes os pareceres que motivaram a decisão não são publicizados com o administrado. Por isso, recorra sempre a um advogado para entender seus direitos.

A Valente Reis Pessali Sociedade de Advogados atua há anos com Direito Administrativo e pode tirar suas dúvidas. Veja mais sobre nossa atuação no blog e em publicações como esta e esta. Entre em contato!

  • Sobre o autorConsultoria e assessoria jurídica
  • Publicações305
  • Seguidores90
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações136
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/valente-reis-pessali-consegue-reverter-decisao-administrativa-que-obrigava-a-devolucao-integral-de-bolsa-de-estudos-no-exterior/1152221007

Informações relacionadas

Valente Reis Pessali consegue decisão importante sobre o ressarcimento de valores de bolsas de estudo a agências de fomento brasileiras

BFA Direito Migratório, Advogado
Artigoshá 4 anos

Ressarcimento à CAPES pelo não retorno: Principais Dúvidas

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)